Considerado como o ápice da carreira dos Beatles, 'Sgt
Pepper´s Lonely Hearts Club Band' partiu de uma idéia de Paul McCartney em
gravar um disco conceitual, em que os próprios Beatles emprestariam seu talento e sua
imagem à uma banda fictícia - 'A banda do sargento Pimenta' ( sgt. Pepper ). Hoje parece
loucura, mas em 1967, o ano do 'Summer of Love', dos hippies, do LSD essas 'viagens' eram
normais... e muito do que aconteceu neste ano se deve ao lançamento deste disco.
'Sgt Pepper´s' foi o primeiro disco dos Beatles a ser gravado com tempo.. e calma.
Em 1966 o grupo havia decidido a não fazer mais turnês, e a partir da 2ª metade deste
mesmo ano, todos tiraram férias e não lançariam o 2º disco do ano, o subsequente ao 'Revolver'.
Em vez disso, resolveram trabalhar com calma no que seria o 'Sgt Pepper's'.
As gravações começaram em Dezembro de 1966 e só terminariam em Abril de 1967.
Além de todas as músicas do álbum, mais 3 foram gravadas. 'Strawberry Fields
Forever', 'Penny Lane' e 'Only a Northen Song'. 'Strawberry
Fields' e 'Penny Lane' foram lançadas como um single e não foram
incluídas no disco. Já 'Only a Northern Song' só foi lançada na trilha de
'Yellow
Submarine'
A capa do disco é também um caso a parte. Vindo de uma idéia de Paul
McCartney,
mostra os Beatles vestidos com roupas militares, e com um novo visual - todos de bigodes,
sob o conceito de que eles são a banda do sgt. Pepper. Ao fundo, inúmeros rostos
famosos escolhidos a dedo por eles, como Bob Dylan, Tony Curtis, Marilyn Monroe,
Marlene Dietrich e o Gordo e o Magro. A figura de cera dos Beatles foi tomada emprestada
do museu de Madame Tussaud. Peter Blake, um artista plástico tomou cargo da montagem do
cenário e Wendy Moger teve a árdua tarefa de pegar autorização das celebridades para
deixarem usar sua imagem na capa do disco.
'Sgt Pepper' foi pioneiro em ser um dos primeiros discos a conter as letras das
músicas impressas ( isso era raro na época por causa dos direitos autorais ). Também
conteve um colorido protetor de papel para o vinil, e um brinde com várias figuras para
serem recortadas, inclusive um bigode de papelão. Foi também exaustivamente dissecado
durante a história de que Paul McCartney havia morrido, e além
de várias trucagens de estúdio, conteve ainda uma homenagem aos amigos caninos: uma
frequência tão alta no final do disco, que só os cães poderiam ouvi-la.
Talvez o disco não contenha um grande número de hits
como Help,
ou A
Hard Day´s Night, mas o disco é o que é pela concepção. O disco
todo foi feito em cima de um conceito e várias faixas são coladas, sem interrupção,
fazendo dele talvez o primeiro disco progressivo de rock e o mais importante de toda a
história do Rock
Divisor de águas da música pop, nada seria igual, antes
ou depois de 'Pepper' - até os Rolling Stones se apressaram em copiá-lo. E o mais
fantástico de tudo é que todo o álbum foi gravado em apenas 4 canais ( hoje se usam
até 72... sem os mesmos resultados ).Óbviamente além do talento de John, Paul, George e
Ringo, muito se deve ao trabalho de George Martin.. 'Sgt Pepper´s' foi um salto na
indústria fonográfica. Nenhum disco venderia naquela época tanto quanto ele. chegou ao
1º lugar nas paradas inglesas em 31 de Maio, ficando aí por 22 semanas. Nada mal para um
grupo que dizia-se estar em decadência por parar de fazer turnês.
SGT PEPPER´S LONELY HEARTS CLUB BAND (
Lennon/McCartney )
Gravada em 01,02 de Fevereiro, 03, 06 de Março 1967
Paul compôs a música e divide os vocais com John e George. Tomada como uma
introdução de todo o disco, tem barulhos de platéia como se fosse uma apresentação ao
vivo. A faixa foi gravada já com o intuito de junção com a próxima música,
apresentada como sendo de um tal de 'Billy Shears'.
WITH A LITTLE HELP FROM MY FRIENDS ( Lennon/McCartney )
29, 30 de Março 1967
Chamada originalmente de 'Bad Finger Boogie', esta música foi composta
por John e Paul. Não é o tal 'Billy Shears' quem canta, mas o próprio Ringo, com uma
pequena ajuda dos amigos. Com alguns significados secretos, a música foi tomada como
alusão as drogas e fez grande sucesso na voz de Joe Cocker no festival de
Woodstock. Paul
toca piano.
LUCY IN THE SKY WITH DIAMONDS ( Lennon/McCartney
)
01, 02 de Março 1967
John tirou a idéia da música de um desenho de seu filho Julian, que mostrava uma
amiguinha da escola chamada Lucy, no céu com diamantes ao lado. Mais tarde, foi dito que
a música era uma alusão direta as drogas, tanto pela letra surreal como pelas inicias
das palavras 'Lucy, Sky e Diamonds', que formariam LSD. Mesmo desmentida por John, essa
história dá pano para a manga até hoje. John canta e Paul além da 2ª voz e baixo,
toca um cravo modificado. Em 1974 Elton John faria sucesso com a regravação da música,
com a participação do próprio John.
GETTING BETTER ( Lennon/McCartney )
09, 10, 21, 23 de Março 1967
Baseada em um comentário de Jimmy Nicol, baterista que substituiu ringo brevemente
numa excursão de 64, quando este ficou doente, Getting Better foi composta por Paul, com
participação de John nos contracantos.Além dos intrumentos normais, Ringo toca
bongôs,
George uma tamboura ( intrumento indiano ) e Paul, piano, além de cantar.
FIXING A HOLE (
Lennon/McCartney )
09, 21 de Fevereiro 1967
Música de Paul, que a canta. Pela primeira vez os Beatles gravaram uma música em
outro estúdio em Londres, que não foi o Abbey Road. A base da música foi gravada em
Regent Sound, pois Abbey Road no dia não tinha vaga, mesmo para os Beatles. Paul toca
cravo.
SHE´S LEAVING HOME ( Lennon/McCartney )
17, 20 de Março 1967
Paul escreveu a base da música, e John contribuiu com o contracanto. Baseada na
história de uma menina que foge de casa, esta música não contou com nenhum Beatle na
parte instrumental. Mike Leander regeu os violinos, os celos e a harpa. Apenas Paul e John
cantam.
BEING FOR THE BENEFIT OF MR KITE (
Lennon/McCartney )
17, 20 de Fevereiro, 28, 29, 31 de Março 1967
John Lennon praticamente tirou toda a letra da música em um
cartaz, que comprou em Kent, enquanto filmava o clip de 'Strawberry Fields'. O
cartaz falava sobre um antigo circo pertencente a um certo Mr. Kite. John Lennon
confessou que compôs a música só para preencher sua cota de faixas em Sgt.
Pepper. Os
ruídos estranhos ouvidos no meio são obtidos por pedaços de fita de aúdio picotadas e
coladas aleatóriamente.
WITHIN YOU WITHOUT YOU ( Harrison )
15, 22 de Março, 03, 04 de Abril 1967
George compôs esta música em um harmonium praticamente em cima do acorde Dó.
Além de George, que canta, nenhum outro Beatle participou da gravação. George toca
cítara e alguns músicos indianos tocam dilruba, tamboura e tabla. 3 celos e 8 violinos
são incluídos sob a regência de George Martin. Sendo a única música de George
no disco ( a outra gravada, 'Only a Northern Song', foi rejeitada ), Within
You Without You termina com risadas. Muita gente achou que eram os outros Beatles
rindo do orientalismo de George, mas o final foi idéia dele mesmo... para alegrar um
pouco.
WHEN I´M SIXTY-FOUR ( Lennon/McCartney )
06, 08, 20, 21 de Dezembro 1966
Composta boa parte durante os dias do Cavern, esta música de Paul foi feito como
homenagem a seu pai. Foi a primeira música a ser gravada para o disco, no final de 1966,
junto com 'Strawberry Fields' e 'Penny Lane'. Paul canta e toca piano.
John toca a guitarra solo. Músicos de estúdio tocam os 3 clarinetes.
LOVELY RITA ( Lennon/McCartney )
23, 24 de Fevereiro, 07, 21 de Março 1967
Outra música de Paul, desta vez em homenagem às guardas de trânsito. Paul canta
e toca piano. O solo de Piano Honky Tonk é feito por George Martin. Os estranhos sons
ouvidos são de um papel soprado sobre um pente.
GOOD MORNING GOOD MORNING ( Lennon/McCartney )
08, 16 de Fevereiro, 13,28,29 de Março 1967
John tirou a idéia desta música de um comercial de sucrilhos, que viu na TV. John
canta e Paul faz o solo de guitarra. Os trombones e saxes são dos membros do grupo Sound
Incorporated. Vários sons de animais, como galinhas, gatos, leões, elefantes e até uma
caçada a raposa são incluídos no final, das fitas da EMI.
SGT. PEPPER´S LONELY HEARTS CLUB BAND - REPRISE (
Lennon/McCartney )
01 de Abril 1967
Pela 1ª vez os Beatles reprisam uma música. Esta versão é menor e mais pesada
do que a primeira e serve como uma ligação para a música que viria a seguir. Paul canta
com John e George.
A DAY IN THE LIFE ( Lennon/McCartney )
21 de Abril 1967
Provavelmente o ponto alto do disco. John tirou a idéia da música de uma notícia
de jornal sobre os buracos em Lancashire ( como todas as outras desse disco, John buscou
inspiração em alguma coisa... desenho, poster, comercial - mas essa música pode-se
tomar como base as viagens alucinógenas mesmo ). O trecho do meio é praticamente uma
outra música, sugerida por Paul, que o canta. Além dos instrumentos dos
Beatles, 40
músicos de estúdio fizeram a parte da orquestra, num crescente ensurdecedor. Um
despertador disparado por Mal Evans pode ser ouvido, e no final da canção, após o toque
final de piano a 8 mãos que ressoa por quase um minuto, há a famosa frequência aguda
que só os cães conseguem ouvir.
|