HELP!
( Parlophone )

Produzido por George Martin
Data de lançamento UK - 06 Agosto 1965
Lançamento em CD  -
30 Abril 1987
1 - HELP!
2 - THE NIGHT BEFORE
3 - YOU´VE GOT TO HIDE YOUR  LOVE AWAY
4 - I NEED YOU
5 - ANOTHER GIRL
6 - YOU´RE GOING TO LOSE THAT GIRL
7 - TICKET TO RIDE
8 - ACT NATURALLY
9 - IT´S ONLY LOVE
10 - YOU LIKE ME TOO MUCH
11 - TELL ME WHAT YOU SEE
12 - I´VE JUST SEEN A FACE
13 - YESTERDAY
14 - DIZZY MISS LIZZY
Acompanhando o lançamento do filme 'Help!', uma superprodução à lá estilo 'James Bond', o disco com a trilha sonora tornou-se uma fábrica de Hits.Nâo há ninguém na terra que possa dizer que não conhece nenhuma música deste disco, especialmente o lado A, que tornou-se quase um 'the best of'...

Praticamente o preparo do disco 'Help!' obedeceu a fórmula de 'A Hard Day´s Night' ( seu filme do ano interior ). O álbum seria dividido em 2: O lado A conteria as canções do filme enquanto o lado B apresentaria canções compostas especialmente para o disco.E como sempre, os Beatles tiveram que correr contra a agenda apertada. Tiveram apenas  UMA SEMANA antes do início das filmagens, para gravar  11 músicas, a maioria pertencente ao filme.

Ironicamente, apesar da correria, tiveram o luxo de descartar duas músicas - 'If You Got Trouble' e "That Means a Lot'. Estas músicas só seriam lançadas oficialmente no álbum 'Antholoby 2', quase 30 anos depois. Apesar de não pertencer ao filme, faz parte também ao álbum a obra prima de Paul McCartney - 'Yesterday', a música mais gravada de todos os tempos. É também o último álbum dos Beatles a conter um cover, sinal de que os tempos estavam mudando. A partir daí todos os Discos da banda teriam composições próprias.

Originalmente intitulado como 'Eight Arms to Hold You', o filme 'Help' foi rodado entre Fevereiro e Março de 1965, e os Beatles tiveram apenas 6 semanas para finalizar os trabalhos de gravação, antes do lançamento do filme.

O album permaneceu no 1º lugar das paradas inglesas por 11 semanas. alcançou tal posição em 11 de Agosto, na mesma semana de seu lançamento. Apesar de possuir o mesmo título - 'Help!', o lançamento similar americano não possui a mesma sequencia de músicas, e sim o lado A do disco inglês, mais algumas orquestrações. O CD, é o primeiro da discografia dos Beatles a ser lançado em estéreo, ao contrário dos 4 primeiros do grupo.
help.jpg (29884 bytes)

 

HELP! ( Lennon/McCartney )
Gravada em 13 de Abril 1965

John Lennon costumava dizer que era uma das poucas canções 'verdadeiras' escritas por ele, apesar de achar que a tenham gravado rápido demais por motivos comerciais. Um dos maiores sucessos de John nos Beatles, que a canta, com Paul e George fazendo os vocais. A música perfeita para um single e para o título de um filme.

THE NIGHT BEFORE  ( Lennon/McCartney )
17 de Fevereriro de 1965
Música de Paul, que a canta, com John e George fazendo vocal. John pela primeira vez toca piano elétrico num disco dos Beatles.

YOU'VE GOT TO HIDE YOUR LOVE AWAY 
( Lennon/McCartney )

18 de Fevereiro 1965
Seguindo a linha 'autogriográfica' de 'I´m a loser', John compôs esta música inspirado em Bob Dylan, e a compõs diretamente de seu coração.Um múmero basicamente acústico, com John e George nos violões, Ringo na percussão e Paul no baixo. Pela primeira vez, músicos de estúdio tocam em uma música dos Beatles, neste caso 2 flautistas. Apesar de não estar creditado na contracapa, John Scott fez o arranjo das flautas ( e não George Martin ).

I NEED YOU  ( Harrison )
18 de Fevereiro 1965
A 2ª contribuição de George para um disco dos Beatles. George canta, e o recém adquirido pedal de volume para a guitarra torna-se a característica, não só dessa músicas, mas de várias deste mesmo período. A partir desta, George só cantaria músicas suas.

ANOTHER GIRL  ( Lennon/McCartney )
15, 16 de Fevereiro 1965
Música de Paul, que a canta. Pela primeira vez, é Paul que faz o solo de guitarra, ao contrário de George.

YOU'RE GOING TO LOSE THAT GIRL  ( Lennon/McCartney )
19 de Fevereiro 1965
Música de John que canta enquanto Paul e George fazem o contracanto. Paul toca piano, além do baixo.

TICKET TO RIDE  ( Lennon/McCartney )
15 de Fevereiro 1965
Uma música pesada para a época. Era assim que John definia esta música sua. 'Ticket To Ride' já havia sido lançada como single 4 meses antes do lançamento do LP, ficando no 1º lugar por 5 semanas. A característica batida da bateria daria reconhecimento a Ringo, passando a ser respeitado também como um músico criativo. Para Desgosto de George, é Paul mais uma vez que faz o solo de guitarra

ACT NATURALLY  ( Johnny Russel/Vonie Morrison )
17 de Junho 1965
Para este disco, havia uma composição de Lennon/McCartney para Ringo - 'If You Got Trouble', mas devido a sua qualidade duvidosa, foi deixada de lado, apesar de ter sido gravada. As pressas foi substituida por 'Act Naturally', um cover de Buck Owens, cantor Country americano que a gravou em 1963. Pela primeira vez ouviu-se o artifício de 'dublagem' em um show dos Beatles. a gritaria da platéia era tanta que Ringo, em vez de cantar seu número de praxe, contentava-se a dublar 'Act Naturally' nos shows de 1965. Nos anos 80 Ringo regravaria esta canção dividindo os vocais com Buck Owens, em um single do mesmo.

IT'S ONLY LOVE  ( Lennon/McCartney )
15 de Junho 1965
Junto com 'Run For Your Life', esta foi uma de suas piores músicas, de acordo com John Lennon. Mesmo assim, fez sucesso com algumas regravações, como as de Bryan Ferry e Gary 'US' Bonds. George mais uma vez estréia um pedal de guitarra, desta vez um tipo de Vibrato. John canta.

YOU LIKE ME TOO MUCH  ( Harrison )
17 de Fevereiro 1965
A 2ª música de George no disco, que canta acompanhado de Paul. John toca piano elétrico mais uma vez e Paul e George Martin dividem um piano acústico.

TELL ME WHAT YOU SEE  ( Lennon/McCartney )
18 de Fevereiro 1965
Música de Paul, que canta junto com John. Paul, além do baixo, toca o piano elétrico.

I'VE JUST SEEN A FACE  ( Lennon/McCartney )
14 de Junho 1965
Outro número inteiramente acústico dos Beatles.Uma música de Paul com arranjo e inspiração Coutry. Paul canta. Mais tarde, em 1976, Paul voltaria a cantá-la com seu grupo Wings em sua excursão pelo mundo.

YESTERDAY 
( Lennon/McCartney )

14 de Junho 1965
Originalmente intitulada 'Scrambled Eggs' ( ovos mexidos ), essa música apareceu na cabeça de Paul certa manhã quando acordava. Certo de que não era uma cópia, esperou algumas semanas para gravá-la. Provavelmente o grande sucesso de Paul McCartney, e a música dos Beatles que mais versões teve... em 1967, 2 anos depois de seu lançamento já eram 450. Imagine hoje!  Candidata  a ser lado A de um single, a idéia foi descartada, pois apesar de ser creditada a ' Beatles', é apenas Paul tocando violão acompanhado de um quarteto de cordas. George Martin fez o arranjo das cordas, e neste disco, é a segunda faixa gravada com a ajuda de músicos de estúdio ( prática comum nos discos subsequentes ). John não teve nada a ver nem com a composição nem com a gravação, e ele achava engraçado o fato de quando entrava em um restaurante, o dono o homenageava pedindo aos músicos para tocarem 'Yesterday'.

DIZZY MISS LIZZY  ( Larry Willians )
10 de Maio 1965
Última faixa do disco e última música não original da banda a ser gravada. Este cover de Larry Willians foi lançado em 1958.  Foi a última ligação dos Beatles aos seus tempos do Cavern e Hamburgo. A partir daí eles dariam adeus ao seu período de bons garotos e dariam início a grande revolução... e que revolução.