Composto basicamente durante o retiro dos Beatles na Índia, o
Álbum Branco, como ficou mais conhecido, levou quase 8 meses de trabalho de
estúdio. O disco mais diversificado da banda foi também o primeiro indício
que o grupo estava se separando. Pelas palavras de John Lennon, 'Era John e a
banda, Paul e a banda, George e a banda...'. A constante presença de Yoko e os
primeiros problemas com a Apple fizeram deste um disco tenso, Ringo chegou a
abandonar o grupo, mas retornou uma semana depois ... obviamente arrependido.
São 30 músicas dispostas em 2 LPs, numa coletânea de vários estilos musicais
como Rock'n'Roll, Blues, Reggae, Soul, Country, Pop e mesmo uma colagem
avant-garde. 'THE BEATLES' é também o adeus a fase psicodélica
da banda e um prelúdio do que seria a música Pop do início dos anos 70. A
própria capa, totalmente branca é exatamente o oposto do último disco 'Sgt
Peppers Lonely Hearts Club Band'.
O Álbum Branco foi o último disco dos Beatles a ser lançado em versão
Mono e Estéreo. Há uma variação enorme das duas mixagens, tanto que o disco
em mono é 20 segundos mais curto que o estéreo.
Acompanham o disco um poster com colagens e quatro fotos dos Beatles. O
interessante é que uma minuscula foto incluida no poster, que mostra Paul ..
pelado, causou mais polêmica do que a foto de John, muito maior e igualmente
pelado, atendendo um telefone ao lado de Yoko.
O disco contou com os engenheiros de gravação Chris Thomas, Geoff Emerick (
que mais tarde trabalhariam com o próprio Paul ), Ken Scott e Barry Sheffield.
Além das músicas do disco, os Beatles ainda gravaram nestas sessões 'Hey
Jude', 'Revolution', ( que seriam lançadas em Single ), 'Not
Guilty' ( música de George, não incluida no álbum e regravada em 1979
pelo próprio George em seu disco 'George
Harrison' ), 'What´s The New Mary Jane' ( Outra loucura
de John, tambem não incluida ). Ambas só seriam lançadas nos anos 90 no disco
Anthology
3. Além destas, outras músicas foram compostas, mas só veriam a luz
do dia em projetos solos dos Beatles, como 'Jubilee' ( 'Junk',
no disco McCartney
), 'Child of Nature' ( ' Jealous Guy', do disco Imagine'
) e ' Circles' ( do disco 'Gone
Troppo' ).
O disco foi lançado em Novembro de 1968 e alcançou o 1º lugar no dia 27 do
mesmo mês, sendo o 1º álbum duplo a alcançar tal posto e ser o disco duplo
de maior vendagem da história ( apesar de ter sido batido em 1977 pela trilha
de 'Saturday Night Fever' ). Em 1998, uma versão do CD, com capa dupla
contendo o poster e as fotos originais é lançado para comemorar o aniversãrio
de 30 anos do álbum.
BACK IN THE USSR (
Lennon/McCartney )
Gravada em 22, 23 de Agosto 1968
Música de Paul inspirada claramente no grupo 'Beach Boys'. Composta por Paul,
que a canta, toca piano, guitarra e bateria dobrada ( Ringo havia deixado a
banda ). John toca baixo e George também um baixo de 6 cordas. John e George
acompanham Paul nos 'ooooohs..'
DEAR PRUDENCE (
Lennon/McCartney )
28, 29, 30 de Agosto 1968
Música de John, inspirada na irmã de Mia Farrow, Prudence, que no retiro da
Índia ficava trancada no quarto meditando. Esta música é um convite para ela
sair e 'brincar'. Outra música gravada sem a presença de Ringo. Paul toca
baixo e bateria, piano e John utiliza pela primeira vez o dedilhado de guitarra
que ele aprendera com Donovan ( que seria uma de suas marcas registradas
).
GLASS ONION (
Lennon/McCartney )
11, 12, 13 de
Setembro, 10 de Outubro 1968
Brincadeira de John em cima daqueles que queriam descobrir significados secretos
nas músicas dos Beatles. Muitas referênicas para confundir a cabeça dos
Beatlemaníacos, como Strawberry Fields, Lady Madonna, Fixing a Hole, Fool on
The Hill e a famosa frase 'Walrus was Paul'. Umas das últimas músicas com
apelo psicodélico. Nesta, Ringo está presente e violinos são colocados no
final da música. John canta.
OB-LA-DI OB-LA-DA (
Lennon/McCartney )
03, 04, 05, 08,
09, 11, 15 de Julho 1968
O primeiro Reggae ( pelo menos naquela época ) escrito por Paul. Esta música
recebeu duas versões, a primeira, mais acústica, foi descartada, e só
apareceria no disco Anthology 3. O grupo Marmalade ( e não os Beatles )
conseguiram notoriedade com uma gravação desta música, alcançando o 1º
lugar. Paul canta, toca baixo e piano.
WILD HONEY PIE (
Lennon/McCartney )
20 de Agosto
1968
Mais um link do que uma música, é mais uma experiência de Paul no estúdio de
gravação. Paul toca todos os instrumentos nessa faixa de 53 segundos.
THE CONTINUING STORY OF BUNGALLOW BILL
( Lennon/McCartney )
08 de Outubro 1968
Música de John, gravada em apenas um dia. Uma das últimas bem-humoradas
músicas de John no espírito de 67, sobre uma caçada de tigres na Índia.
John canta e pela primeira vez, Yoko empresta sua voz a uma frase da
canção. Mauren Starkey ( esposa de Ringo ) ajuda nos vocais. Chris
Thomas toca Mellotron e aparentemente o solo de violão da introdução não é
feito por nenhum dos Beatles, mas tirado dos arquivos da EMI.
WHILE MY GUITAR GENTLY WEEPS (
Harrison )
05, 06 de
Setembro 1968
O primeiro grande sucesso de George nos Bealtes. Uma versão acústica fora
gravada antes, mas descartada para dar lugar a esta versão mais pop. George
canta e toca violão, John toca Órgão Hammond. O solo de guitarra é de
Eric Clapton, convidado por George para amenizar o clima pesado que começava a
pintar no estúdio.
HAPPINESS IS A WARM GUN (
Lennon/McCartney )
24, 25 de
Setembro 1968
Música de John, e talvez a mais complicada já gravada pelos Beatles. Inspirada
na frase de capa de uma revista de armas, 'Felicidade é uma arma quente',
acabou soando como tragédia 12 anos mais tarde. Na verdade a música é uma
junção de 3 ou 4 músicas inacabadas, e os Beatles fizeram questão de
gravá-la assim como John tocava, sem um compasso definido, passando de 3/4 a
4/4 o tempo todo.
MARTHA MY DEAR (
Lennon/McCartney )
04, 05 de Outubro
1968
Homenagem de Paul a sua cadela Martha. gravada nos estúdios Trident, é uma
faixa no estilo das big bands. Paul toca piano acompanhado de sopros e
violinos.
I´M SO TIRED (
Lennon/McCartney )
08 de Outubro
1968
Quase uma continuação de 'I´m Only Sleeping'. Música de John, que
canta, gravada em um dia só.
BLACKBIRD (
Lennon/McCartney )
11 de Junho 1968
Outra balada solo de Paul. Ele canta e toca violão, acompanhado apenas de
uma marcação e de um canto de passarinho, tirado das fitas da EMI.
PIGGIES (
Harrison )
19, 20 de
Setembro, 10 de Outubro 1968
Estranho, depois de 2 anos de músicas com influênicas indianas ouvir
essa musica bem-humorada de George. Mais uma sátira social, A voz de George é
alterada em alguns trechos. Chris Thomas toca Cravo, e a única contribuição
de John na música é.... o grunhido do porco. Violinos fazem o fundo.
ROCKY RACCOON (
Lennon/McCartney )
15 de Agosto
1968
Música de Paul, como no seu estilo, conta uma história sobre um sujeito do
velho oeste. Composta na Índia, Paul toca violão, John harmônica, George
baixo e o piano Honky Tonky é tocado por George Martin.
DON´T PASS ME BY (
Starkey )
30 de Agosto
1968
Primeira música composta por Ringo num disco dos Beatles. Ringo canta e
toca piano, além da bateria. Aparentemente parte desta música já existia em
1964, mas só foi finalizada para o álbum branco. O violino é tocado por Jack
Fallon, músico de estúdio. A versão do disco em mono é radicalmente
diferente da versão em estéreo.
WHY DON´T WE DO IT IN THE ROAD (
Lennon/McCartney )
09, 10 de
Outubro 1968
Música de Paul, que toca todos os instrumentos ( experiência que ele adotaria
para gravar seu 1º disco,
McCartney ). John a considera uma das melhores músicas de Paul, apesar
de ter apenas 2 frases, de sentido dúbio.
I WILL (
Lennon/McCartney )
16, 17 de
Setembro 1968
Balada de Paul, que toca violão, com os outros Beatles ajudando na percussão.
JULIA ( Lennon/McCartney
)
03 de Outubro
1968
1º e única faixa solo de John Lennon em toda a história dos Beatles. Uma
homenagem a sua mãe, Julia. Apesar de não estar creditada, Yoko ajudou em
algumas frases. A última música gravada para o álbum branco, com John cantado
e tocando guitarra.
BIRTHDAY (
Lennon/McCartney )
18 de Setembro
1968
Composta após assistirem a um filme de rock´nroll, esta é uma das últimas
músicas genuinamente Lennon-McCartney. Paul e John cantam e Yoko Ono e Pattie
Harrison fazem o coro. Paul toca piano.
YER BLUES (
Lennon/McCartney )
13, 14, 20 de de
Agosto 1968
Música 'dolorosa' de John, que mais tarde levaria este estilo para seu
disco 'Plastic Ono Band' e o single 'Cold Turkey'. John no
mesmo ano tocaria esta música no especial dos Rolling Stones 'Rock and Roll
Circus'.
MOTHER NATURE´S SON (
Lennon/McCartney )
09, 20 de Agosto
1968
Composta por Paul na Índia, foi gravada às 3 da manhã, com Paul tocando
violão acompanhado por sopros.
EVERYBODY´S GOT SOMETHING TO HIDE EXCEPT
ME AND MY MONKEY ( Lennon/McCartney )
26, 27 de Junho,
01, 23 de Julho 1968
Baseada em um desenho que mostrava John com um macaco nas costas, com a cara de
Yoko. Foi originalmente chamada 'Come On, Come On,'... Mas John achou
melhor dar-lhe um título maior, e bem maior.
SEXY SADIE (
Lennon/McCartney )
13, 21 de Agosto
1968
Referência ao Maharishi, que provocou suspeitas de estar dando em cima de Mia
Farrow e outras mulheres do grupo de meditação no retiro da Índia. John canta
e toca guitarra com George. Paul toca baixo e piano. Parte da música foi
retirada na edição.
HELTER SKELTER (
Lennon/McCartney )
09, 10 de
Setembro 1968
Um dos primeiros 'Heavy Metals' da história e uma das músicas mais pesadas de
Paul McCartney. Originalmente a música foi gravada como uma jam de 27 minutos,
mas a versão ouvida no disco é outra. Paul canta, John toca baixo e 'tenta'
toca saxofone com Mal Evans. A versão em mono da música é quase um minuto
menor, e suprime a frase 'I´ve got blisters on my fingers' de Ringo.Esta
música causaria polêmica em 1969 por servir de referência a carnificina
ocorrida na mansão de Roman Polansky por Charles Mason.
LONG LONG LONG (
Harrison )
07, 08, 09 de
Outubro 1968
Música de George, que canta, e mais uma com a ausência de John Lennon. O
ruído no final da música é uma xícara de chá vibrando sobre um amplificador
de guitarra.
REVOLUTION 1 (
Lennon/McCartney )
30, 31 de Maio,
04, 21 de Junho 1968
Na verdade, esta seria a 'Revolution' original, pois foi gravada antes da
versão barulhenta ( e mais conhecida ). Eis porque ser chamada de nº 1. John
canta, e Paul toca piano, junto com sopros.
HONEY PIE (
Lennon/McCartney )
01, 02, 04 de
Outubro 1968
Outra música Hollywoodiana de Paul, que toca piano e canta. George toca
guitarra e John, baixo. Uma pequena orquestra com 15 instrumentos é regida por
George Martin.
SAVOY TRUFFLE ( Harrison
)
03, 05, 11, 14
de Outubro 1968
Composta por George, inspirada em uma caixa de chocolates, que seu amigo Eric
Clapton adorava ter em casa. Muito que se diz na música são nomes de
Chocolates, e há uma referência a música Ob-La-Di, Ob-La-Da. 2 saxes
baritonos e 4 tenores fazem os sopros de fundo.
CRY BABY CRY (
Lennon/McCartney )
16, 18 de Julho
1968
Uma das últimas músicas de John inspirada em Lewis Carrol. John canta e toca
violão, e no final, um trecho da música 'Can You Take Me Back' ( das
sessões de gravação de I Will ) é incluída.
REVOLUTION 9 (
Lennon/McCartney )
30, 31 de Maio,
04, 06, 10, 11, 20, 21 de Junho 1968
Apesar do título, essa faixa não tem nada a ver com 'Revolution' e 'Revolution
1'. Na verdade é apenas uma colagem de ruídos, fitas ao contrário,
comentários sem sentido e muita loucura. Mais John e Yoko do que Beatles, essa
faixa com certeza deve ter gerado uma torcidada de nariz de George Martin, assim
como os outros Beatles.
GOODNIGHT (
Lennon/McCartney )
28 de Junho, 02,
22 de Julho 1968
Esta NÃO é uma música de Paul McCartney, e sim de John Lennon. Balada
composta para Ringo, não teve nenhuma participação dos outros Beatles. Apenas
John acompanhou a gravação, Ringo canta acompanhado de uma orquestra de
30 componentes, regida por George Martin. Um alívio para os ouvidos, que
sairam da faixa anterior, e um ótimo desfecho para o disco - Boa Noite!
|