GET BACK, SOM  "BEATLES"  QUE VEM DO SUL

Johnny McCartney

A bem verdade, a galera da redação tem a maior bronca de "bandas-cover" - espaço ocupado sem criatividade - com uma única e saudável exceção: as bandas-covers de Beatles que, em muitos casos, tem produzido obras interessantes, no Brasil e no exterior.
Os cds dos mineiros Sgt. Pepper´s são muito bons, o recente álbum dos paranaenses Metralhas, com
covers para originais que os Beatles regravaram no início da carreira, também é legal. Os australia- nos Beatnix, que reuniram em um único cd os originais de Lennon & McCartney que os Beatles não gravaram, é um dos melhores exemplos externos. E, claro, tem também a genial releitura " anos cinquenta" de Sgt. Pepper´s, feita pelos americanos Big Daddy.

Mas além do universo cover, no entanto, que estão as melhores obras "Beatles", como é o caso dos álbuns dos grupos Pleasers, Spongetones, Kaisers, Minstrels e Virgenners ( matéria desta edição ).O universo Power Pop moderno, por sua vez, tem usado e abusado das sonoridades "Beatles", especialmente os ensinamentos melódicos de Paul McCartney.

Quem achava que desenvolver essa linhagem sonora "Beatles" com identidade e criatividade era privilégio de outros países, já pode ir mudando de idéia. Um grupo de Florianópolis ( SC ) acaba de lançar o seu primeiro CD dentro dessa orientação. surpreendendo não apenas pela qualidade das canções, produção e arranjos e até mesmo apresentação gráfica. Sem dúvida, um passo a frente em matéria de "bandas-beatles", não apenas por produzir um álbum inteiro com canções próprias, mas pelo formato Power Pop, que incorpora informações do gênero.

Trata-se do grupo GET BACK, formado por Paulo Back ( vocal, guitarra, teclados e percussão ), Robson Dias ( vocal, baixo e percussão ) e Marcos Ghiorzi ( bateria ), que saiu depois da gravação do cd, dando lugar a Ricardo Malagoli. Veteranos da cena roqueira catarinense, Paulo ( que também integrou o grupo local Expresso ) e Robson tocam juntos desde o início dos anos oitenta quando, ainda garotos, participavam dos festivais de música estudantil na ensolarada ilha do Sul do país. Unidos pela paixão pelos Beatles, formaram a banda em 1989, contabilizando, desde então, mais de seiscentos shows por todo o Estado e um grande respeito pelo público.

O disco abre com um hit perfeito para qualquer rádio do mundo, intitulado GIVE YOUR LOVE, que funde magistralmente a pegada rítmica à la R.E.M. com harmonias vocais no estilo Beatles, resultando em um Power Pop moderno e sintonizado com as melhores produções estrangeiras do gênero. Na sequência, WITCH´S DAY ( com uma levada latina e belo solo de órgão ), TO GET YA LUV ( a mais Beatles de todas ), DON´T BELIEVE ME ( George Harrison na veia ), OUT OF MY MIND ( Lennon de Walls and Bridges ) e SHADOWS ON THE WALL ( álbum branco ) somam-se ao rol de hits certeiros. Com letras em inglês, neste caso justificável, as canções - todas by Dias/Back - são executadas com arranjos bem cuidados, que inclui orquestra em vários momentos, harmonias vocais perfeitas e uma qualidade instrumental exemplar. A produção é de Paulo Back e de Leandro Marcucci.

O CD, portanto, é coisa de quem tem estrada e, principalmente, sabe o que está fazendo, caso de Paulo e Robson, detentores das maiores coleções da obra dos Beatles no sul do país e profundos conhecedores da produção dos Fab Four. Mas não apenas isso, o cd é um passo importante para o desenvolvimento no Brasil da linhagem sonora "Beatles", que já adquiriu o status de gênero musical, inspirando novas criações, desde as suas mais variadas fases e facetas. Ou seja, os Beatles representam para a música do Século XXI, o que Bach, Bethoven e Mozart, entre outros, significaram para o universo erudito moderno, ficando por conta de cada um, em qualquer parte do planeta, criar/reinventar aquela sonoridade que mudou a história da música do Século XX.

                                                                                 Senhor F - A Revista doRock,nº10, Junho2000
                                                                                                     Brasília - www.senhorf@com.br

 

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NOSTALGIA É A MARCA DA NOVA INVESTIDA DO ROCK CATARINENSE

Rubens Herbst

Joinville - Um espectador de fora, interessado em mapear o território do pop/rock brasileiro, juraria que Santa Catarina é um completo deserto no que se refere ao assunto. O Estado nunca emplacou um grupo ou artista no cenário nacional - Deborah Blando passou tão rápido que nem conta - e, apesar de gerar talentos inegáveis, nem de longe figura no ranking dos celeiros de grandes novidades. Depois de vários tiros n`água, mas duas bandas tentam mudar o panorama e inscrever o rock catarinense na história da música brasileira. Em suas estréias, Razor Back, de Joinville, e Get Back, de Florianópolis, mostram que tem mais em comum do que apenas o "sobrenome": ambos buscam no passasdo a inspiração de suas obras.

(.....) Assim como o Razor Back, o Get Back mergulha no túnel do tempo em busca de referências para suas composições, mas recua ainda mais que os roqueiros joinvilenses e submerge nos anos 60. Seu ponto de partida, no entando é um só: Beatles. Nenhuma novidade, já que a banda, com dez anos de estrada, se especializou em covers de Lennon e McCartney. Tudo no seu primeiro disco do trio - Paulo Back ( vocal, guitarra, teclados, percussão ), Robson Dias ( vocal, baixo, percussão ) e Marcos Ghiorzi
( bateria, ex-Expresso, substituído por Ricardo Malagoli após as gravações ) - remete ao Fab Four,
desde a sonoridade até os ícones presentes no encarte. Até o batismo do grupo saiu de uma canção da fase final do quarteto inglês.

Como se percebe, o Get Back não faz a menor questão de esconder o xerox - eles até agradecem John, Paul, George e Ringo no encarte. Apesar disso, e do saudosismo declarado, a banda mostra que aprendeu bem a lição tocando as músicas dos ídolos. Há um cuidado intenso com as melodias e os arranjos vocais, o instrumental, sempre em segundo plano, apresenta dedilhados de guitarra envolventes e os teclados se encarregam do toque psicodélico. As letras, todas em inglês fazem o feijão com arroz e não comprometem.

Com uma produção esmerada ( inclusive visualmente ), chega a impressionar o quão perto a banda consegue chegar de seu modelo. Em "Out of my Mind", tem-se a nítida impressão de que é John Lennon quem está cantando; palmas compassadas acompanham "To Get ya Luv" e "Right or Wrong" vem envolta em tintas orientais. o riff de "Give your Love" é George Harrison puro, "London Breaks" não faria feio na trilha de "Yellow Submarine" e a ótima "You´d Better Leave" lembra um Oasis menos pesado, notório seguidor da obra de Lennon e McCartney. É preciso reconhecer: o CD abre o apetite para ouvir os originais. É um mimo e tanto para os fãs dos Beatles.

"GET BACK" foi gravado entre agosto e outubro de 99 no Vip Studio, na capital, levando o selo da Trem Bala Produções ( 48-223-4083 / 9963-6336 ), o CD pode ser encontrado em lojas de todo o Estado. Para o próximo ano, possivelmente em março, a banda prepara um grande show de lançamento.

                                                                                    A Notícia - Terça Feira, 21/12/99 Joinville

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GET BACK: FLORIANÓPOLIS ENTRA NO CLIMA DOS ANOS 60 E 70.

Direto de Santa Catarina e há onze anos na estrada, só agora o Get Back chega ao seu primeiro CD. Se dependesse do público catarinense, o grupo não teria demorado tanto. Afinal, eles já conquistaram uma legião de admiradores e fãs que lotam as casas por onde o grupo se apresenta para curtirem o repertório de clássicos das décadas de 60 e 70. Influenciados por Beatles, Tears for Fears, Supertramp, entre outros, o Get Back  já tocou nas principais cidades de Santa Catarina participando de todos os grandes eventos do estado. E hoje, está maduro para o reconhecimento de outros públicos e a conquista de outras regiões. Todo composto em inglês, o repertório do CD é coeso e deixa clara a proposta do grupo, aliás, vale a pena gastar seus trocados e comprar uma cópia do disco para conferir que ainda podemos contar com trabalhos independentes bem formatados e com identidade. Hoje em dia, onde qualquer um pode gravar e lançar um CD, somos obrigados a conviver com inúmeras  produções musicais equivocadas do ponto de vista artístico e/ou técnico. Formado por Paulo Back ( vocal, guitarra, teclados e percussão ), Robson Dias ( vocal, baixo e percussão ) e Ricardo Malagoli ( baterista ) que entrou no lugar de Marcos Guiorzi, o Get Back está empenhado em divulgar seu CD aos quatro cantos do Brasil. Torça para eles chegarem até você.

                                                                                            Jornal do Músico - Abril 2000-Curitiba

 

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PIRÃO CATARINA: ESPAÇO PARA O SOM DE SC

Rafael Weiss

Você conhece alguma grande Banda de Santa catarina? Acho que você ão lembrou de nenhuma, Mas o Estado de Santa Catarina tem um cenário musical bastante diversificado e rico, com artistas que produzem trabalhos de composições próprias e bons arranjos musicais.
A Rádio Educativa Univali FM de Itajaí, município litorâneo do vale do Itajaí, tem se preocupado em apresentar para os catarineneses a verdadeira cena musical do Estado. Desde o mês de abril de 2000, a Univali FM, juntamente com alunos do curso de Jornalismo da Univli, vem produzindo um programa de entrevistas com as bandas, cantoras e cantores do estado, dando enfoque para artistas que produzem música de qualidade.
O Programa 'Pirão Catarina' consegue ser um marco na apresentação destes músicos. Muitos nunca  haviam pisado numa rádio para serem estrelas, Em quase um ano no ar, ja passaram pelo programa mais de trinta e cinco artistas, muitos estilos e tendências diferentes. As bandas da capital catarinense tiveram mais representantes. Lá a cena musical está em efervecencia, mas as bandas esbarram na falta de oportunidade para aparecerem na midia local, caindo então no circuito alternativo da Ilha.
No programa 'Pirão Catarina' as bandas que tiveram grande destaque foram o Grupo Engenho, famoso no início dos anos 80. O Engenho mistura a MPB com os temas místicos da ilha e as tradições açorianas. Outra banda da ilha de Cascaes que teve grande destaque é a GET BACK,
com forte influência em Beatles, e letras em inglês. Floripa é pequena para a dupla Back e Dias. Esses caras estão no lugar errado, e o disco da Get back deveria ser lançado no Reino Unido.
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O programa, que vai ao ar sempre aos domingos a partir das 18 hs, é uma alternativa para o final da tarde de um domingo, onde muitas pessoas já estão de saco cheio de ver na TV programa  de auditório com apelações de briga de audiência. Você pode ouvir o Pirão Catarina pela internet no site www.radio.univali.br ou entrar em contato com a produção do programa pelo telefone 0473417752, em Itajaí.

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GET BACK E ASA DE MORCEGO LANÇAM CDS

Maurício Oliveira

Com trajetória que começou nos anos 80, bandas buscam mercado.
Depois de dez anos como cover dos Beatles, desde a fundação em 1989, a Get Back está lançando o primeiro CD, batizado simplesmente com o nome da banda. São 14 composições da dupla Paulo Back e Robson Dias, todas em inglês. A influência dos rapazes de Liverpool é evidente, especialmente nas baladas ingênuas que falam de amores perdidos. Os nomes das canções dizem tudo - 'Give your Love', 'Cross the Bridge', 'Don´t Believe Me', 'Come to Me', etc. A fórmula pode parecer ultrapassada para alguns, mas atinge o vasto público dos que tem saudades dos anos 60 e daqueles que gostariam de ter vivido naquela época. Não é a toa que o Get Back  á realizou mais de 600 apresentações, o que equivale a média superior a um show por semana nos últimos dez anos. O CD já está sendo comercializado pela Trem Bala Produções Artísticas ( fone 223-4083 ), mas será oficialmente lançado num show previsto para março. Gravado no Vip Studios, de Florianópolis,  e prensado na Sonopress, de São Paulo, o CD teve a participação do trio original da banda - Paulo Back ( voz, guitarra, violão e teclado ), Robson Dias ( voz e baixo ) e Marcos Ghiorzi ( bateria ), que logo deixou a Get Back para ser substituído por Ricardo Malagoli. ( ..................... )

                                                                               Última Página - Dezembro 1999 - Florianópolis