Um dos ícones da música de Santa Catarina dos anos 80, o Grupo Expresso surgiu em 1981 em Florianópolis durante o "Boom" dos festivais de músicas estudantis da época, quando Daniel Lucena e Zeca Petry se conheceram.

Fortemente inspirados em grupos como 14 Bis e Boca Livre, com pitadas do Rock Rural - Pop - Progressivo  com a música Country,  o Expresso logo conquistou a cidade, e onde quer que se apresentassem eram sinônimo de casa cheia.

Faziam parte da banda naquela época Daniel Lucena ( voz ), Vonei Varaschim ( guitarra ), Zeca Petry ( violões ), Paulo Back ( baixo ),  Marcos Ghiorzi ( bateria ),   contando com o apoio nos sopros de Tairone Mandeli e Sérgio Bassit.

Naquela  época  o grupo  se  auto  denominava    EXPRESSO RURAL,   ganhando  logo  o reconhecimento da mídia, principalmente pela levada melódica, pelos vocais harmoniosos e pelas canções de Daniel  o que lhes valeu um especial de tv de uma hora, veinculado por todo o Estado.

Em 1983, depois de ter tocado praticamente  em todo o Estado e também em São Paulo, o Expresso  grava seu  1º disco,  'Nas Manhãs do Sul do Mundo', e Márcio Correa entra como tecladista. No final do ano Zeca Pety se afasta do grupo, e este passa a se chamar apenas 'Expresso'. .

Em 1984-85,  gravam seu 2º LP, ' Certos Amigos',  excursionam pelo Estado e fazem uma breve experiência na Espanha, no ano seguinte.

Logo após, em 86, Daniel dá um tempo na banda, e em seu lugar assume os vocais Norton Makowiek, quando partem para a Inglaterra para  gravar o que seria o seu 3º disco.   Mas problemas  no país adiaram o  lançamento para mais de um ano depois, onde as  músicas foram  lançadas  em um projeto  conjunto   com outro grupo da cidade  - 'Tubarão´ -,  com Maurício Cavalheiro nos vocais. 

Depois de um tempo parada,  a Banda  acabou se reencontrando em 1991  para um único show de comemoração dos 10 anos em Floripa, juntando todos os componentes originais. A receptividade  foi tão  grande  que a  banda decidiu continuar daí.  Paulo Back  que já estava envolvido com o Get Back, viajou para a Inglaterra, sendo substituido temporariamente.

Um  disco ao vivo  foi gravado, e em 1993 foi  lançado o derradeiro   disco de  estúdio e a banda parou, ou deu um tempo a partir de 1995.

Em 2005 o grupo voltou a se reunir para preparar um show de reencontro. Gravou um especial de TV, mas logo os planos são interrompidos pela 'triste ida' de Marcio Correa.

Em 2007, O EXPRESSO RURAL volta com o nome e a formação original em um Show no Teatro do CIC, revivendo os primeiros sucessos em versões acústicas. O que era um único show se transformou em uma mini turnê.
A partir daí novos projetos e datas estão em andamento. São oportunidades para comemorar os 25 anos de carreira do Expresso Rural.