PLEASE PLEASE ME

( Parlophone )
Produzido por George Martin
Data de lançamento UK - 22 Março 1963
Lançamento em CD  - 26 Fevereiro 1987
1 - I SAW HER STANDING THERE
2 - MISERY
3 - ANNA ( GO TO HIM )
4 - CHAINS
5 - BOYS
6 - ASK ME WHY
7 - PLEASE PLEASE ME
8 - LOVE ME DO
9 - P.S. I LOVE YOU
10 - BABY IT´S YOU
11 - DO YOU WAN TO KNOW A SECRET
12 - A TASTE OF HONEY
13 - THERE´S A PLACE
14 - TWIST AND SHOUT

É preciso um pouco de imaginação para nos levar ao ano de 1963 e ao que acontecia no campo musical daquele tempo. O 1º LP dos Beatles, ' Please Please Me ( with Love Me Do and 12 Other Songs ), foi gravado em apenas um dia, e praticamente ao vivo. É incocebível para nós, hoje, com toda a tecnologia dos estúdios, ter um álbum gravado nessas circunstâncias. Hoje, um grupo leva mêses, as vezes anos produzindo um disco. Raros são os grupos que gravam um disco no intervalo de 1 ano. Na maioria dos casos levam 3 anos ou mais entre um disco e outro. Por isso temos que nos transportar para os anos 60 para entender como foi gravado 'Please Please Me'.

Naquela época, o que sustentava o mercado fonográfico eram os 'Singles', ou compactos, como eram conhecidos no Brasil. Cada grupo, ou cantor, era lançado no mercado com um single. Se fizesse sucesso, era lançado o 2º, ou 3º, até chegar na forma de LP. Ter um LP naquela época era um privilégio.

Os Beatles já haviam lançados 2 singles no início de 1963. 'Love Me Do' ( com 'P.S. I Love You' do outro lado ) e 'Please Please Me' ( com 'Ask Me Why' ). Ambos foram bem recebidos, especialmente 'Please Please Me', que alcançou o 1º lugar.

Óbviamente a gravadora 'Parlophone', da qual os Beatles eram contratados, viu neles uma possível mina de ouro, e um LP sério candidato a um 'Best Seller'. Mesmo assim o investimento em um grupo novo era pouco. Mal havia mídia e tampouco MTVs. Tudo era feito da forma mais natural, sem fabricação nem rótulos.

O tempo cedido à gravação do LP foi o de um dia. Os Beatles já tinham 4 músicas gravadas, então o que eles precisavam era gravar mais 10 ( Geralmente um LP continha 14 músicas, todas com pouco mais de 2 minutos de duraçã ) .As gravações ocorreram em 11 de Fevereiro de 1963 ( com exceção de 'Love Me Do', e 'P.S', I Love You', em 04 de Setembro de 1962, e 'Please Please Me' e 'Ask Me Why', em 26 de Novembro de 1962 ). Duraram 16 horas e custaram apenas 400 Libras.

John Lennon e Paul McCartney tinham um bom estoque de canções próprias, mas mesmo assim George Martin não quis arriscar e dividiu o disco em Composições da banda com 'Covers' de músicas antigas. Os Covers são de canções que os Beatles cantavam no 'Cavern', fato que, ao gravar, já sabiam todos de cor, e os erros durante a gravação foram poucos. George Martin achou melhor não incluir nenhuma música de  Chuck Berry e Little Richard no disco, Talvez por achar que o Rock and Roll estivesse saindo de moda.

O Disco teve poucos overdubs. um ou outro piano foi incluido depois, assim como palmas e outros detalhes. O Disco foi gravado praticamente ao vivo e mixado em mono. O estéreo naquela época se restringia a poucos aparelhos, e os toca-discos mono dominavam o mercado. Talvez tenha sido essa a desculpa por George Martin ter lançado o CD, anos mais tarde,  apenas em Mono.

Estranhamente os LPs americanos e os relançamento nos anos 70 são em estéreo, mas um estéreo sofrível: Em um canal ouve-se os intrumentos e do outro, as vozes. Em CDs, apenas cópias piratas possuem essa versão das músicas.

O LP foi lançado em 27 de Março de 1963 na Grã-Bretanha. Entrou no Top 10 no final do mês, e em 08 de Maio do mesmo ano alcançou o 1º lugar nas paradas, permanecendo lá durante 29 semanas. Nâo foi lançado originalmente nos Estados Unidos, pois naquela época, eram mercados bastante distintos.

George Martin conseguiu que um pequeno selo ( Vee Jay ) lançasse o disco na América, com pequena variação da ordem das músicas e capa diferente. Mas apesar do sucesso na Inglaterra, os Beatles ainda não conseguiram entrar na parada americana.

A famosa foto da capa, em que aparecem debruçados numa escada, foi tirada por Angus McBean na própria escadaria do prédio da EMI, na Manchester Square de Londres. A idéia da capa foi do próprio Paul ( como na grande maioria das capas do grupo ).

 

 

I SAW HER STANDING THERE  ( Lennon - McCartney )
Com uma simples contagem de Paul os Beatles dão início a sua carreira. Um simples Rock'n'roll  cantado por Paul  abre o disco. Os 'ooooh's  de John e George em breve se tornariam a marca registrada do grupo. John Lennon faria uma versão dessa música 12 anos mais tarde, no concerto em que dividu o palco com Elton John, por incrível que pareça, pois essa música é de Paul.


MISERY
( Lennon - McCartney )
Composta principalmente por para ser gravada por Helen Shapiro ( cantora que excursionava com os Beatles ), a música é de John, com alguma participação de Paul. John canta e George Martin toca piano.

ANNA ( GO TO HIM ) ( Alexander )
O 1º cover do disco. Uma simples balada que já havia sido gravada anteriormente por Arthur Alexander  em 1962. John canta e Paul e George fazem o coro.


CHAINS
( Gerry Goffin / Carole King )
A estréia de George como cantor num disco dos Beatles. A música já havia sido grvada por 'The Cookies', e Carole King, a compositora, faria anos mais tarde sucesso com 'It´s Too Late'.

BOYS
( Luther Dixon / Wes Farrel )
A contribuição do vocal de Ringo nesse disco se dá num cover do grupo americano 'The Shirelles', de 1960. Esquisito mesmo é pensar porque cargas d'água Ringo estaria cantando uma musica dedicada à 'garotos'.

ASK ME WHY
( Lennon - McCartney )
Originalmente o lado B do single ' Please Please Me', a música já havia sido gravada no ano anterior. Uma das primeiras harmonias mais trabalhadas do grupo, a música é de John, com Paul e George fazendo as vozes de fundo.

PLEASE PLEASE ME
( Lennon - McCartney )
O primeiro Hit do grupo. A música original era mais lenta, no estilo choroso de Roy Orbison. George Martin achou por melhor acelerá-la.  Assim como Love Me Do, Os Beatles brincam com o sentido da palavra 'Please'.
Música de John, e um dos primeiros registros de sua harmônica, que seria um instrumento indispensável na 1ª fase dos Beatles.

LOVE ME DO ( Lennon - McCartney )
Apesar de ter sido gravada em Setembro de 1962, essa versão NÃO é mesma lançada no single 'Love Me Do'. George Martin ainda suspeitava da habilidades de Ringo, portanto gravou essa música 2 vezes, uma  em 04 de Setembro  e outra em 11 de Setembro, com outro baterista,. A versão do LP conta com o baterista Andy White, com Ringo no pandeiro. música de Paul. cantada por ele.

P.S. I LOVE YOU ( Lennon - McCartney )
Lado B do single 'Love Me Do'. Música de Paul, cantada por ele num estilo a lá Elvis.

BABY IT´S YOU ( Hal David / Burt Bacharach / Barney Willians )
Outro cover da banda. Uma balada de Burt Bacharach ( compositor que faria sucesso nos anos seguintes ) cantada por John. George Martin toca o solo de piano.

DO YOU WANT TO KNOW A SECRET ? ( Lennon - McCartney )
Composição feita por John para o cantor 'Billy J. Kramer', empresariado por Brian Epstein, na qual chegou ao 1º lugar nas paradas. A idéia dessa música veio do desenho animado 'Cinderela', e na versão dos Beatles George Harrison é quem canta.

A TASTE OF HONEY ( Ric Marlow / Bobby Scott )
Balada típica das preferidas de Paul McCartney. Os Beatles costumavam cantá-la no Cavern e em Hamburgo . Gravada originalmente por Lenny Welch em 1962, a canção ficou mais famosa por uma versão instumental no estilo Jazz. Óbviamente Paul é quem canta.

THERE´S A PLACE ( Lennon - McCartney )
A última música da Dupla Lennon-McCartney do disco. Escrita por John, mas cantada junto com Paul.

TWIST AND SHOUT ( Bert Russel / Phil Medley )
Um dos Hits do disco e o cover mais famoso dos Beatles. Foi a   última música da maratona de gravação do disco. John estava tão rouco que a música deveria sair  perfeita numa  tentativa só pois ele talvez não conseguisse cantá-la depois. A música já havia sido sucesso do grupo americano  Isley Brothers' em 1962, mas os Beatles conseguiram deixá-la mais visceral, e sem dúvida, a voz rouca de John contribui para isso. Um grande fechamento para o disco de estréia dos Beatles.