BEATLES FOR SALE
( Parlophone )

Produzido por George Martin
Data de lançamento UK - 04 Dezembro 1964
Lançamento em CD  -
26 Fevereiro 1987
1 - NO REPLY
2 - I´M A LOSER
3 - BABY´S IN BLACK
4 - ROCK AND ROLL MUSIC
5 - I´LL FOLLOW THE SUN
6 - MR MOONLIGHT
7 - KANSAS CITY / HEY HEY HEY
8 - EIGHT DAYS A WEEK
9 - WORDS OF LOVE
10 - HONEY DON´T
11 - EVERY LITTLE THING
12 - I DON´T WANT TO SPOILD THE PARTY
13 - WHAT YOU´RE DOING
14 - EVERYBODY´S TRYING TO BE MY BABY

1964 estava chegando ao fim. Os Beatles estavam realizando intermináveis  turnês, um filme havia sido rodado, um lp estava na parada acompanhado de um EP mais alguns singles.Nessa agenda apertadíssima de apresentações e entrevistas, o grupo arranjou tempo de gravar mais um disco para as vendas de natal, com um porém: Iriam recorrer a velha fórmula dos 2 primeiros álbuns, metade das musicas originais e metade covers dos tempos do 'Cavern Club'.

Saindo de um disco tão brilhante como 'A Hard Day's Night', este próximo só não seria um passo para trás se não fosse o amadurecimento das composições Lennon-McCartney. Pela 1ª vez os Beatles dariam mais ênfase à Country Music ( Como em 'I´ll Cry instead', do álbum anterior ). Violões começavam a ser mais usados e o Rhythm & Blues começaria a perder espaço nos discos dos Beatles.

Em 65 a propaganda em cima dos Beatles era tão grande que souvenirs com a imagem dos quatro garotos inundavam o mercado. De botas, cortinas, lancheiras, lapiseiras, cadernos até bonequinhos e perucas.Em cima disso, e pela obrigatoriedade de um lançamento inédito no final do ano, nada melhor do que batizar o próximo LP como ' Beatles For Sale' ( ...à venda!). Dá para notar pela foto da capa a 'animação' do grupo

Nos Estados Unidos o disco equivalente foi intitulado 'Beatles 65'. O disco chegou ao 1º lugar nas paradas britânicas em 28 de Dezembro, onde permaneceu nessa posição por 9 semanas. A propósito... o disco desbancado por ele era outro do grupo: 'A Hard Day's Night'

Da sessão de gravação do disco saiu um single..' I feel Fine/She's a Woman', mas nenhuma dessas músicas foi incluída no LP. 'Leave My Kitten Alone', um cover de Litte Willie John, gravada para o disco foi deixado de fora, e permaneceu inédito ( oficialmente ) até 1995, quando foi incluído na série 'Anthology'.

forsale.jpg (23869 bytes)

 

NO REPLY  ( Lennon/McCartney )
Gravada em 30 de Setembro 1964
Originalmente, esta música foi composta  por John para Tommy Quickly ( artista empresariado  por Brian Epstein ), mas os Beatles resolveram gravá-la.   Forte canditada a ser lançada como  single nos Estados Unidos,  foi substituída por 'Eight Days a Week'. John canta, sendo acompanhado por Paul em algumas partes.

I'M A LOSER  ( Lennon/McCartney )
14 de Agosto 1964
Uma das primeiras músicas ´mais sérias´de John. Com batida Coutry-Music e  letra influenciada por Bob Dylan,  esta foi uma das primeiras tentativas de John falar dele mesmo, deixando os casos de amor entre adolescentes ficarem mais raros em suas canções. John canta e toca harmônica.  Paul faz o backing vocal.

BABY'S IN BLACK  ( Lennon/McCartney )
11 de Agosto 1964
Uma valsa esquista com uma vaga influência country. Foi uma das últimas composições genuínas de Lennon-McCartney. Os dois cantam a música inteira em 2 vozes.

ROCK AND ROLL MUSIC  ( Chuck Berry )
18 de Outubro 1964
O 1º cover do disco. Um rock de Chuck Berry lançado em 1957. John canta, sendo que George Martin, John e Paul tocam o mesmo piano.

I'LL FOLLOW THE SUN  ( lennon/McCartney )
18 de Outubro 1964
Apesar de 'ver a luz do sol'  apenas em 1964, esta musica é uma das primeiras compostas por Paul, em meados de 1960. A parte do meio foi alterada para a gravação, mas a base da canção é praticamente a mesma. Paul canta.

MISTER MOONLIGHT  ( Roy Lee Johnson )
18 de Outubro 1964
O que todo fã dos Beatles se pergunta: 'Por que diabos eles gravaram isso???' Este cover Dr. Feelgood & the Interns foi lançado em Janeiro de 62, mas não fez sucesso nenhum.  Os Beatles costumavam tocá-lo no Cavern, talvez por ser uma música desconhecida ( eles adoravam descobrir raridades ), mas essa gravação é muito estranha, principalmente o órgão Hammond tocado por Paul. John canta e George Harrison toca um tambor africano (?).

KANSAS CITY / HEY HEY HEY  ( Jerry Leiber/Mike Stoller/Richard Penniman )
18 de Outubro 1964
Creditada apenas como 'Kansas City' na contracapa do disco original, na verdade esta música é um 'Medley' ( junção de 2 musicas ). 'Kansas City' , assim como 'Hey Hey Hey' foram  sucessos de Chuck Berry,  que costumava juntá-las nas apresentações ao vivo de 1959... ou seja, essa idéia do medley não veio de Paul McCartney, que a canta.

EIGHT DAYS A WEEK 
( lennon/McCartney )
06, 18 de Outubro 1964
Provavelmente  a música mais forte do disco ( e a única incluída no álbum-coletânea '1962/1966' ). Com uma introdução  bastante original para a   época, a música começa em fade-in, mas ironicamente, não termina em fade-out. Os Beatles estavam começando a se deliciar com as maravilhas que um estúdio de gravação podia fornecer,, e este foi um dos experimentos. Há uma certa ligação com o título 'Eight Days a Week' com o que seria o título provisório de seu 2º filme - 'Eight Arms to Hold You',  mais tarde mudado para 'Help!'. A música foi feita em parceiria, sendo que John e Paul cantam juntos.

WORDS OF LOVE  ( Buddy Holly )
18 de Outubro 1964
Cover de Buddy Holly. Ídolo dos rapazes. Lançada originalmente em 1957 pelo próprio Holly, John e Paul cantam esta versão. Mais tarde, nos anos 70, Paul iria adquirir os direitos de todas as canções de Buddy Holly.

HONEY DON'T  ( Carl Perkins )
26 de Outubro 1964
Um Rockabilly original de Carl Perkins, lançada em 1956 como lado B do single ' Blue Suede Shoes'. John costumava cantá-la em Hamburgo e no Cavern, mas como faltava uma música para Ringo cantar neste disco, esta foi passada para ele.

EVERY LITTLE THING  ( lennon/McCartney )
30 de Setembro 1964
Ainda no estilo da fase 'A Hard Day´s Night,'   esta múscia foi escrita por John e Paul, que a cantam. Ringo toca tímpanos. em 1969 o 'progressivo' grupo YES fez um cover dela em seu 1º disco.

I DON'T WANT TO SPOIL THE PARTY  ( lennon/McCartney )
29 de Setembro 1964
Mais um Country, com ênfase em violão e harmônica. percebe-se aqui que a harmonia vocal começa a se diferenciar dos arranjos anteriores.  John canta enquanto Paul faz a 2ª voz.

WHAT YOU'RE DOING  ( lennon/McCartney )
26 de Outubro 1964
Levando-se em consideração que 'I´ll Follow The Sun' já havia sido escrita anos antes, 'What You´re Doing' torna-se a única contribuição de Paul para este disco. Realmente 1964 foi o ano de John  Lennon, e, assim como em 'A Hard Day´s Night', Paul pouco produziu neste ano como compositor, porém, fez coisas brilhantes como 'And I love Her' e 'Can´t Buy Me Love'. Paul canta e George usa mais uma vez sua Rickenbaker de 12 cordas.

EVERYBOY'S TRYING TO BE MY BABY  ( Carl Perkins )
18 de Outubro 1964
A única música cantada por George Harrison no disco, e mais um cover de Carl Perkins de 1958. Os mais entendidos na obra Perkins afirmam que George canta a letra errada, apenas reproduzindo-a fonéticamente. Os  discos daquela época não vinham  acompanhados de letras, e um Rockabilly de um cantor de sotaque americano-caipira talvez tenha confundido demais os ouvidos desses garotos ingleses. Coisa que nós, brasileiros não percebemos.