Logo após as desastrosas gravações do que seria o disco Let
it Be, e quando o próprio grupo achava que não se reuniria mais, foi
surpresa de George Martin quando recebeu o telefonema de Paul McCartney para
produzir mais um disco. George Martin topou, e não só produziu o melhor disco
dos Beatles como o álbum do grupo que mais vendeu até hoje.
Apesar de ser o derradeiro canto de cisne da banda, Os Beatles nunca tocaram
tão bem, não cantaram tão bem e não se mostraram tão maduros como em Abbey
Road. É o suspiro final do que foi a melhor banda de rock de todos os
tempos.
George Harrison surpreendeu a crítica como compositor, e que
levaria adiante até o seu disco solo 'All
Things Must Pass'. Paul McCartney foi o mentor musical do trabalho,
tendo seu ápice o medley do lado B do disco.
John Lennon, ausente em muitas sessões de gravação, ainda teve fôlego para
dar ao grupo duas de suas melhores canções: ' Come Togeher', e 'Because'.
Ringo teve seu reconhecimento como músico merecido, tendo seu primeiro solo de
bateria num disco dos Beatles.
Parte Rock'n'Roll, parte melódico, o disco ainda tem pitadas de blues, country
e até de música clássica e progressiva. John Lennon sempre preferiu o lado A
( de 'Come Together'' à 'I Want You' ) por serem simples
canções agrupadas. Paul McCartney e George Martin acham que o lado B é o mais
interessante, não pelas músicas, que na maioria são simplesmente trechos
inacabados e vinhetas, mas pelo trabalho de juntá-las num trabalho só, como se
fosse uma única faixa.
Com lados distintos ou não, o disco é com certeza brilhante,
e coincidência ou não, o álbum finaliza com uma faixa que diz adeus
não só ao trabalho, mas a melhor banda do planeta.. 'The End'.
'Abbey Road' foi diretamente ao nº 1 das paradas uma
semana depois do lançamento, permanecendo lá por 18 semanas. O título do
disco foi tirado obviamente dos estúdios que os Beatles gravavam desde 1962. A
foto da capa ( idéia de Paul ) foi tirada em 08 de Agosto de 1969 em frente aos
estúdios. A faixa de pedestres hoje é mundialmente famosa, tornando-se ponto
para fotos e atropelamentos de beatlemaníacos de todo mundo.
Logo depois John Lennon anunciaria ao grupo sua saída, mas
isso foi mantido em segredo até 1970. Com o nome Beatles, Paul, George e Ringo
ainda finalizariam 'Let it Be'. O grupo oficialmente acabou quando Paul foi a
imprensa dizer que ELE havia saído. 'The Dream is Over', mas não
completamente. Até hoje os Beatles é a banda que mais vende em todo o planeta
e um dos poucos grupos que se dão ao luxo de terem todos os seus discos sempre
em catálogo.
COME TOGETHER
( Lennon/McCartney )
Gravada em 21, 22, 23, 25, 29, 30 de Julho 1969
A última música a ser gravada para o disco, e a primeira faixa. Composta
por John, tem é no baixo de Paul sua marca melódica. A bateria de Ringo
também é pura inspiração e George usa pela primeira vez num disco dos
Beatles a técnica da 'slide guitar', que seria sua marca registrada na carreira
solo. Feita meio por encomenda para o guru do LSD, Timothy Leary, John usou seu
jargão, 'Come together and join the party' em melodia emprestada da
música 'You Can´t Catch Me' de Chuck Berry ( mais tarde John seria
obrigado a gravar esta música em seu disco Rock'n'Roll
). Esta música recebeu inúmeras versões durante anos, como a de 'Aerosmith',
'Tina Turner' e até de 'Michael Jackson'.
SOMETHING (
Harrison )
02, 05 de Maio,
11, 16 de Julho, 15 de Agosto 1969
Inspirada no título de uma canção de James Taylor - 'Something in The Way
She Moves', Esta é sem dúvida a mais famosa canção de George Harrison,
mas que por ser sido gravada pelos Beatles, é comumente creditada à
Lennon-McCartney ( inclusive por Frank Sinatra, que a gravou ). Infelizmente
John Lennon não participou da gravação desta música, pois ele e Yoko estavam
internados devido ao capotamento de seu carro. Originalmente, a música
terminava numa longa jam session e a orquestra de 21 músicos foi
adicionada 3 meses depois da gravação original. Lançada também como single,
foi o primeiro compacto a ter uma música de George Harrison no lado A ( o lado
B era Come Together ).
MAXWELL´S SILVER HAMMER
( Lennon/McCartney )
09, 10, 11 de
Julho, 06 de Agosto 1969
Uma música de Paul no velho estilo de Sgt. Peppers. Originalmente deveria fazer
parte do disco Let it Be, já que o filme mostra o grupo a ensaiando, mas só
foi gravada meses mais tarde. A música conta a história de um maluco que mata
todo mundo. Paul canta, toca guitarra e piano, e pela primeira vez num disco dos
Beatles é usado um 'Sintetizador Moog', um avanço tecnológico na época que
seria um instrumento famoso na mão de tecladistas progressivos como Rick
Wakeman. John não participa da gravação, e uma 'bigorna' é tocada por Mal
Evans para dar o som oco do martelo ( hammer ).
OH DARLING (
Lennon/McCartney )
20, 26 de Abril,
17, 18, 22, 23 de Julho, 08, 11 de Agosto 1969
Paul por várias semanas gravou o vocal desta música assim que chegava aos
estúdios até se dar por satisfeito. Música de Paul, onde tem um de seus
melhores vocais. Paul toca baixo e piano, e John e George fazem a harmonia.
OCTOPUS´S GARDEN
( Starkey )
26, 29 de Abril,
17, 18 de Julho 1969
A 2ª música de Ringo a ser gravada pelos Beatles ( a 1ª foi 'Don´t Pass
Me By' do White
Album ). Com a little help from George não creditada, esta é meio uma
continuação de 'Yellow Submarine', tornando-se o 1º sucesso de Ringo. Além
dos instrumentos convencionais, Paul toca piano, e alguns efeitos como bolhas
num copo dágua soprados por Ringo, e vozes modificadas por amplificadores são
adicionadas. John se faz presente e faz a guitarra dedilhada.
I WANT YOU ( SHE´S SO HEAVY )
( Lennon/McCartney )
22, 23 de
Fevereiro, 18, 20 de Abril, 08, 11, 20 de Agosto 1969
Escrita por John para Yoko, esta é mais um instrumental do que música, já que
contém apenas 2 frases. A parte 'She´s So Heavy' vem de outra música
de John, mas foram unidas numa só, e como de costume, tais músicas de John
foram as mais difíceis já gravadas pelos Beatles. A guitarra solo é de John,
que 'toca' o Moog até o final, quando a música é abruptamente interrompida (
na verdade, é a fita de gravação que termina, e John achou interessante
deixá-la assim na mixagem)
HERE COMES THE SUN
( Harrison )
07, 08, 16 de
Julho, 06, 11, 15, 19 de Agosto 1969
Outro grande sucesso de George Harrison. Composta nos jardins da casa de Eric
Clapton, só um inglês sabe como um sol naquele país é bem vindo. Feita
apenas com variações no acorde D ( ré ) da guitarra, é um dos trabalhos mais
melódicos dos beatles, ganhando apreciação tanto do públco folk, como dos
jazzisticos mais ferrenhos. George toca os violões e o seu recém adquirido
sintetizador moog ( que mais tarde gravaria um disco solo só com o instrumento
- 'Eletronic Sound' ). John só se fez presente na gravação dos vocais.
BECAUSE (
Lennon/McCartney )
01, 04, 05 de
Agosto 1969
Um dos pontos altos de Abbey Road, Esta música NÃO é de Paul McCartney, e sim
de John Lennon num de seus momentos mais inspirados. Yoko tocava 'Moonlight
Sonata' de Beethoven no piano quando John pediu para tocá-la ao contrário.
Daí surgiu a melodia de 'Because'. Um dos
melhores arranjos vocais já feitos pelo Beatles, dobrados algumas vezes. George
Martin toca cravo, John guitarra, Paul baixo, e George Harrison seu moog pela
primeira vez.
YOU NEVER GIVE ME YOUR MONEY
( Lennon/McCartney )
06 de Maio, 01,
11, 15, 30, 31 de Julho, 05 de Agosto 1969
Na verdade, a junção de pelo menos 5 trechos diferentes de músicas. Este é
um desabafo irônico de Paul McCartney em relação as finanças da Apple. Paul
canta, toca piano e baixo. e no final John se junta a harmonia de Paul e George.
SUN KING (
Lennon/McCartney )
24, 25, 29
de Julho 1969
Sons de grilos, cowbells e água emendam a última música com esta dando
início ao Medley do lado B do disco. John compõs a música usando a técnica
do dedilhado que havia usado em 'Julia', do White
Album. Mais um intrincado trabalho vocal do grupo, sendo a voz principal
de John. George Martin toca órgão e o trecho em que cantam palavras em
espanhol não quer dizer absolutamente....nada.
MEAN MR MUSTARD (
Lennon/McCartney )
24, 25, 29
de Julho 1969
Composta na Índia, era originalmente para fazer parte do White Album. Música de John, e foi gravada junto com Sun King.
POLYTHENE PAM
( Lennon/McCartney )
25, 28 de Julho
1969
Outra música de John composta para o White
Album. John canta com sotaque típico de Liverpool.
SHE CAME IN THROUGH THE BATHROOM WINDOW
( Lennon/McCartney )
25, 28 de
Julho 1969
Gravada no mesmo dia de 'Polythene Pam', fala de uma história verídica uma
certa fã que entrou na casa de Paul pela janela do banheiro, ou para outros
ouvidos, da própria Yoko Ono.
GOLDEN SLUMBERS
( Lennon/McCartney )
02, 03, 04, 30,
31 de Julho, 15 de Agosto 1969
Adaptação de um poema do século 17 de Thomas Dekker. Uma bonita canção de
Paul, que toca piano, que muda abruptamente para...
CARRY THAT WEIGHT
( Lennon/McCartney )
02, 03, 04, 30,
31 de Julho, 15 de Agosto 1969
Outra música de Paul, com vocais dele, George Harrison e um nítido Ringo Starr.
John Lennon ainda no hospital não se fez presente. No meio há ainda a
inclusão de um trecho de 'You Never Give Me Your Money', que prepara
para...
THE END ( Lennon/McCartney )
23 de Julho, 05,
07, 08, 15, 18 de Agosto 1969
O final do disco e praticamente a despedida da banda. Coincidência ou não,
cada um dos Beatles dá seu adeus. Ringo faz seu primeiro solo de bateria, e
logo depois entram as guitarras de Paul, George e John ( nesta sequencia ) e
cada um intercala seu solo. Após o break, o grand finale: And in the end,
the love you take is equal to the love you make.
HER MAJESTY
( Lennon/McCartney )
02 de Julho 1969
Epa, mas o disco não terminou ainda. Esta pequena música depois de 20 segundos
de silencio deveria estar no medley entre 'Mean Mr. Mustard' e 'Polythen Pam', mas o resultado não ficou bom e o
engenheiro de som Malcom Davies a incluiu na cópia de acetato do disco.
Paul McCartney gostou e a musica acabou saindo assim também no disco original.
Uma 'homenagem ' de Paul a Rainha, num número acústico em que canta e toca
violão.
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