paulbio02.jpg (20254 bytes)

PAUL McCARTNEY


Paul McCartney nasceu em 18 de Junho de 1942 em Liverpool, o primeiro filho de Mary e James McCartney. Seu irmão Michael nasceria 18 meses mais tarde.

Paul teve sua influencia musical vinda do seu pai, que era músico profissional e tinha sua própria banda de Jazz, aprendendo a tocar piano e guitarra.

Sua mãe Mary, que trabalhava como enfermeira, morreu de câncer em 1956, deixando a família em dificuldade. Paul então ingressa no Liverpool Institute, uma escola popular, onde conhece George Harrison.

Apesar de John ser o líder dos Beatles nos primeiros anos, era Paul que sempre se preocupava em trabalhar duramente para alcançar o sucesso, dirigindo filmes, arranjando música e participando até da idéia das capas dos discos, rotina que ele mantém até hoje.

Dono de uma voz impecável, dos Beatles, Paul é o mais versátil, interpretando e compondo  músicas desde 'Yeterday' até 'Helter Skelter'.  Exímio músico, sabe tocar praticamente qualquer intrumento, inclusive demonstrando ser um ótimo baterista.

No auge da Beatlemania , Paul optou por morar no centro de Londres, quando seus colegas se estabeleceram afastados da agito. Isso fez de Paul o mais interessado na vida noturna e a tudo que se referia á arte moderna. Conheceu nessa época Jane Asher, conhecida atriz de teatro e televisão da época.

Seu interesse por vários estilos de música fez dele o primeiro Beatle a fazer uma experiencia solo, ao compor a trilha do filme 'The Family Way', em 1967. Nesse mesmo ano conhece Linda Eastman, com quem se casaria em Março de 1969. Tiveram 3 filhos: Mary, Stella e James.

Seu primeiro disco solo, intitulado apenas como 'McCartney' foi muito bem aceito pela crítica, porém coincidiu com o final dos Beatles, em 1970. Seu próximo trabalho, intitulado 'Ram' foi creditado à Paul & Linda McCartney.

A vontade de continuar um trabalho em grupo fez Paul montar sua banda, Wings, na qual Linda era a tecladista e na guitarra seu colega Denny Laine. Com o grupo lançou 'Wings Wild Life', e 'Red Rose Speedway', que originaram o especial para a TV americana intitulado 'James Paul McCartney'. Faz o tema título do filme 'Live and Let Die' de James Bond, com produção de George Martin.

Em 1973, Wings ganha literalmente asas e lança o mundialmente aclamado 'Band on The Run'. Os discos seguintes, 'Venus and Mars' e 'Wings at The Speed of Sound' dão origem â mega-excursão de 1975/76, que resultou no álbum triplo 'Wings Over America'.

O single 'Mull of Kintyre', de 1977 tornou-se o compacto mais vendido em toda Grã-Bretanha, desbancando inclusive 'I Wanna Hold Your Hand'. 'London Town', de 78 segue o mesmo sucesso, porém, 'Back to The Egg' de 79 demonstra os primeiros sinais de fraqueza dentro da banda, mesmo assim participam do concerto de Kampuchea, junto de grupos como Queen, The Who e vários da vertente Punk / New wave. . No início de 1980 Paul é preso no aeroporto de Tóquio, com uma pequena quantidade de maconha. Isso desestabiliza o grupo, que acaba no mesmo ano

Paul lança então seu segundo disco solo em que toca todos os intrumentos, 'McCartney II', e a partir daí mantém carreira solo, as vezes fazendo parceirias com Elvis Costello e Eric Stewart. Sua aproximação com George Martin faz que nasça 'Tug of War' seu trabalho de 1982, sendo este, seu auge dos anos 80, que contém seu dueto com Stevie Wonder, em 'Ebony and Ivory'.

'Pipes of Peace', seu disco seguinte, é tido como uma continuação do anterior, mas um pouco mais fraco. Contém o dueto 'Say Say Say', com Michael Jackson. Seu próximo trabalho, 'Give My Regards to Broad Street' é trilha sonora do filme de mesmo nome. O disco é cheio de regravações de antigos hits dos Beatles e Wings,  mas o filme é um fiasco.

Em 1986 lança 'Press to Play' e nessa época é convidado a participar de vários shows beneficentes, como Prince´s Trust e Live Aid.. Foi pioneiro em lançar um disco de Rock and Roll exclusivo para o mercado russo, 'Choba B CCCP', e do disco 'Flowers in The Dirt' resulta outra mega-excursão através do mundo, no qual bate o recorde do maior público em um show pago, no Maracanã - RJ.

Com Linda, começa uma campanha contra a crueldade em animais  e sua veia clássica o faz trabalhar fora do circuito do Rock, lançando 'Liverpool Oratorio' e mais tarde, 'Standing Stone'

Excursiona mais uma vez em 1983 divulgando seu disco 'Off The Ground', mas logo depois dá uma parada, pois Linda descobre que estaria com cãncer. Nesse período Paul é condecorado pelo Império Britânico como 'Sir', sua casa em Liverpool é tombada pelo patrimônio, e ele participa da reabertura da Escola de Artes de Liverpool. Após isso ainda trabalha no projeto 'Anthology' e grava 'Flammig Pie'. Logo depois, em 17 de Abril de 1998, Linda morre.

Parcialmente recuperado, Paul só retornaria em 1999 com o disco 'Run Devil Run', um trabalho aquém de Paul McCartney, pois contém só covers de rocks. Conhece Heather Mills, modelo que trabalhava em prol de causas nobres e ambos começam um affair.

Com a virarda do Milênio, Paul  lança o projeto 'Wingspan', forma uma nova banda, no qual grava o disco 'Driving Rain' e começa nova excursão mundial. A nova condição de pai afrouxa as rédeas do ritmo do trabalho de Paul, mas mesmo assim, promete novo disco em breve.