georgebio02.jpg (28339 bytes)

GEORGE HARRISON


George, como os outros Beatles, nasceu em Liverpool, em 25 de Fevereiro de 1943. Filho de Louise e Harold Harrison, teve 3 irmãos, Peter, Harry e Louise.

Foi o Beatle que mais passou dificuldades quando criança e seu interesse pela música começou quando comprou uma guitarra usada de um colega seu no Liverpool Institute. Conheceu Paul McCartney no percurso do ônibus entre a escola e sua casa.

Sendo o mais novo dos Beatles, George a princípio não sofreu aceitação de John, mais velho quase 3 anos, de ingressar no grupo, mas sua habilidade o fez uma peça chave na banda.

Conheceu Patty Boyd, uma garota coadjuvante do filme ´A Hard Day's Night`, em 1964, e se casaram em 21 de Janeiro de 1966.

Sempre á sombra de Lennon - McCartney, o 'Quiet Beatle', como era conhecido, frustrava-se frequentemente, pois suas composições pouco eram levadas a sério e sempre ocupavam 1, 2 ou no máximo 3 faixas por disco.

Seu mérito só foi alcançado a partir do ´Álbum Branco`, e particularmente, ´Abbey Road`.  George emplacou sucessos como 'While My Guitar Gently Weeps', 'Here Comes The Sun' e 'Something', esta última, o primeiro lado A de George em um single dos Beatles, tendo várias regravações, inclusive de Frank Sinatra.

Seu interesse por música indiana o fez estudar Cítara com Ravi Shankar e influenciou o restante dos Beatles quanto ao retiro na Índia com o Maharishi. Converteu-se a religião oriental, sendo muitas vezes visto em eventos Hare-Krishnas, produzindo inclusive o disco 'Rhadha Krsna Temple'.

Foi o primeiro Beatle a lançar um autêntico disco solo. 'Wonderwall Music' de 68 é a trilha sonora do filme Wonderwall, gravado na Índia e na sua maioria, contando com músicos indianos. Em 69 lança 'Eletronic Sound', que mais parece um disco conceitual de John & Yoko.

Assim como John e Yoko, numa batida policial em 1969, é encontrado haxixe na casa de George e Patty. Sua amizade com Eric Clapton resulta na composião 'Badge', sucesso do grupo Cream. George nessa época produz vários discos da Apple.

Em 1970, após a dissolução dos Beatles, George lança o álbum triplo 'All Things Must Pass',  com músicas que nunca puderam ser usadas no grupo e que incluia o sucesso 'My Sweet Lord'. Críticos comentam esse disco como sendo o melhor lançamento de um ex-Beatle.

Em 1971 organiza ´The Concert for Bangla Desh´, para arrecadar fundos para o País. resulta em mais um álbum triplo gravado ao vivo com participações de Ravi Shankar, Eric Clapton, Ringo Starr, Bob Dylan, entre outros.

Leva 3 anos produzindo 'Living in the Material World', de 1973. Em 1974 sai em excursão pelos Estados Unidos, onde faz 50 concertos, porém fica afônico, e mesmo rouco grava o disco 'Dark Horse', de 74.

No mesmo ano separa-se de Patty Boyd, que acaba se envolvendo com seu amigo Eric Clapton. Conhece Olivia Arias, com a qual se casaria em 1979.

Seu disco 'Extra Texture' de 75 pouco tem do brilho dos antecessores, e em 76 é processado pelo plágio da musica 'He´s So Fine' ( na qual teria tirado a melodia de My Sweet Lord ). No mesmo ano lança o bem humorado '33 1/3' e passa a se envolver com o pessoal da série britânica  Monty Python. Em 1978 lança a produtora HandMade, que faz alguns filmes como The Life of Brian ( 1979 ) Time Bandits (1981), Water ( 1984 ), Shanghai Surprise ( c/ Madonna - 1986 ) dentre outros.

Em 1º de Agosto de 1978 nasce seu filho Dhani. No mesmo ano  lança seu livro autobigrafico 'I Me Mine', e nos anos seguintes, bons  albuns como ,´George Harrison' , 'Somewhere in England' e 'Gone Troppo'.

'Cloud Nine', de 1987 é tido como um dos melhores discos de George desde All things..., e em 1988 monta a banda fictícia e lança 'Travelling Wilburys vol.1', com seus amigos Tom Petty, Bob Dylan, Roy Orbison e Jeff Lynne. porém, como tudo que é bom deve para no auge, o disco seguinte do 'Travelling Wilburys' é uma decepção.

Em 1992 George faz uma breve excursão com Eric Clapton pelo Japão, que resulta em mais um álbum. Depois disso, George fica recluso em sua mansão em Fryar Park, aparecendo pouco, geralmente por tragédias como sua cirurgia de cãncer no pulmão, em Maio de 2001, ou  a tentativa de homicidio, onde recebeu uma facada de um desequilibrado que invadiu sua mansão em 30 de Dezembro de 1999.

Para os amigos, isso deu início a problemas de saúde, e George perdeu a batalha para o câncer em 29 de Novembro de 2001, em Los Angeles, ao lado da mulher Olivia e do filho Dhani. Seu último disco, 'Brainwashed' foi finalizado por Dhani e o produtor Jeff Lynne e lançado um ano depois de sua morte.


HARE KRSNA